
Saúde sexual nos adolescentes, saúde para o futuro




Educação Sexual nas escolas
Trata-se de projeto de extensão que pretende fortalecer e consolidar os vínculos entre acadêmicos do curso de Medicina e a comunidade do município de Foz do Iguaçu, com o intuito de estimular a promoção e a prevenção de doenças sexualmente transmíssiveis (DSTs) e debater temáticas referentes à diversidade sexual, com os adolescentes da região.
O projeto prevê a integração de estudantes de graduação de Medicina da UNILA, a grupos de adolescentes matriculados em escolas públicas da região,além de sua relevância acadêmica, a proposta apresenta grande relevância social, pois muitos jovens desconhecem os métodos de prevenção às DSTs. Ao final do projeto, espera-se que haja uma implementação desse tipo de estratégia nas escolas do munícipio, sob responsabilidade dos próprios gestores da área da educação aliados à área da saúde, aonde os jovens e adolescentes encontrem respostas e acolhimento as várias dúvidas que os permeiam nesse período insuflado de inseguranças e vulnerabilidades.
A prevalência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre jovens de 15 a 24 anos é cerca de 25%; isso corresponde a 50% dos novos casos. Além disso, as taxas de gestação na adolescência permanecem elevadas. Entretanto, os adolescentes, muitas vezes, não têm satisfeitas suas necessidades básicas relacionadas à saúde
Pretende-se informar os adolescentes sobre a importância do autocuidado, a prevenção de DST, a influência e importância do uso de métodos anticoncepcionais.
Camisinhas de graça? Os estudantes precisam reconhecer os principais métodos anticoncepcionais e efetividade dos mesmos, ressaltando o acesso livre ao preservativo nas unidades de saúde e a importância do preservativo feminino e masculino em relação à proteção contra DST.
Sifilis? Sífilis congénita? Proporcionar uma visão geral das principais DSTs endêmicas na região de Foz do Iguaçu (transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento, etc) bem como fazer com que compreendam a importância do autocuidado (sexualidade segura e protegida), os principais problemas que acarreta a falta de práticas sexuais sem proteção, combatendo, assim, a falta de informação e a falta de efetividade no manejo dos métodos anticoncepcionais.

Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulysses Guimarães, localizado no bairro Jardim Panorama, Foz do Iguaçu
Com estas intervenções espera-se evitar a disseminação entre os adolescentes e jovens da região, propulsionando formas de intervenções, promoção e prevenção da saúde, assim como o manejo de tratamentos corretos ou uma cadeia de eventos.

Use camisinha!